29 de outubro de 2008

Neve em Londres em outubro















Foto: Getty / Telegraph

Ontem, dia 28, lá pelas 10 da noite, começou a nevar em Londres, acontecimento totalmente fora de época.

A última vez que foi registrada neve em Londres no mês de outubro,  segundo o Met Office (Departamento de Meteorologia), foi em 1922.

Na manhã do dia 29, próximo ao Hyde Park, alguns carros ainda estavam parcialmente cobertos pela neve.


27 de outubro de 2008

Saatchi Gallery















A Saatchi Gallery, recém-inaugurada na King's Road, perto de Sloane Square, em Chelsea, é um espaço impressionante. A Saatchi se anuncia como o maior museu de arte contemporânea gratuito do mundo. Na prática é um show-room para lançamento de novos artistas escolhidos pelo especulador Charles Saatchi, que fez fortuna na área de publicidade e hoje ganha dinheiro no mercado de arte.

 A exposição de inauguração se chama "A Revolução Continua: Nova Arte Chinesa", e as várias salas mostram jovens artistas chineses, alguns até interessantes, alguns fracos, mas vale a visita.

A instalação "Asilo de Velhos" (Old Persons Home), de Sun Yuan e Peng Yu, mostra treze velhinhos em cadeiras de rodas elétricas - na verdade lembram grandes líderes políticos - movendo-se de um lado para outro em uma sala enorme. São esculturas hiper-realistas, e confesso que de início achei que eram velhos barbudos de verdade, contratados para ficar passando seu tempo nas cadeiras de rodas.

O público pode se mover entre os velhinhos, é meio bizarro mas curioso. Um pequeno vídeo da instalação pode ser visto aqui.





16 de outubro de 2008

Só em Mayfair















É, prezado leitor, é isso mesmo. Eu  ia tranquilamente almoçar quando me deparei com essa - um Hummer com rodas de carroça. Em Mayfair não faltam carros sofisticados e caros - é comum ver três, quatro Bentleys enfileirados - mas esse foi demais.

Tirei essa foto com meu celular, assim como todos que por ali passavam. O carro é notícia no blog Next Concept Cars, e as fotos foram feitas exatamente no mesmo lugar, na esquina de Old Burlington Street e Burlington Gardens, em frente ao restaurante Cecconi's.

Mayfair é o lado sudoeste do chamado West End de Londres, região que compreende a noroeste Marylebone, a nordeste Fitzrovia e a sudeste o Soho. No bairro ficavam as casas da aristocracia e dos super-ricos, que nos anos 1950 e 1960 foram se mudando para Kensington.  Com a primeira crise do petróleo no início dos anos 1970, houve um certo "revival" residencial, com os sheiks árabes comprando casas na região. Hoje a área tem escritórios, agências de publicidade, imobiliárias, lojas caríssimas e galerias de artes. Com tudo isso, como diz o escritor Ed Glinert, Mayfair não precisa realmente de habitantes. 

Para ficar em Mayfair sempre se pode gastar os olhos da cara em hotéis como o Connaught, o Claridge's e o Dorchester, símbolos de uma época que já se foi. Mas os habitantes do bairro existem, e pagam aluguéis caríssimos, os mais caros de Londres, em apartamentos muitas vezes mínimos e pertencentes a imobiliárias de árabes milionários.