O Don Luis, vinho barato da Cousiño Macul, custou CLP 2.590 (8,80 reais), no Supermercado Santa Isabel. O mesmo vinho pode ser encontrado no Zona Sul, supermercado carioca, por 36 reais! Bom, podemos entender e até aceitar que no Chile, país produtor deste vinho, ele custe menos, mas custar quase quatro vezes mais no Brasil, realmente demanda explicações diversas - é uma soma da dificuldade de transporte (nossa infra-estrutura é precária), dos altíssimos impostos, da pura safadeza dos importadores e comerciantes brasileiros (fator que nunca pode ser minimizado) e da imbecilidade do consumidor, que aceitar pagar esses preços exorbitantes. Por 36 reais aqui compra-se vinhos de qualidade excelente, mesmo.
Já um litro de leite longa vida desnatado custa CLP 489 (1,65 reais). No mesmo Zonal Sul, o preço varia entre 2,20 e 2,40 reais ou quase 40% a mais, na média. É inacreditável.
No geral os preços me pareceram mais baratos em Santiago, embora alguns produtos sejam mais difíceis de comparar, por serem vendidos em quantidades diferentes. Seguiremos informando.
Observação: todas as conversões de câmbio foram feitas pelo XE Converter (BRL 1 = CLP 295,50, no dia de hoje)
Nenhum comentário:
Postar um comentário