18 de janeiro de 2010

Macarrão à Bolonhesa

A Itália iniciou ontem uma campanha para defender a reputação de um de seus pratos mais famosos: a massa com molho à bolonhesa, informa o Times. A Coldiretti, associação italiana de fazendeiros, sustenta que embora as pessoas em todo o mundo acreditem estar comendo "spaghetti à bolonhesa", na verdade estão se alimentando de uma "mistura improvável" de molho de tomate vindo de um vidro com uma "variedade notável" de ingredientes que vão desde almôndegas ou peru até mortadela.

A receita correta para o molho à bolonhesa, segundo a Câmara de Comércio de Bologna (1982), é a seguinte:

Molho à Bolonhesa (para 4 pessoas)

Ingredientes

- 300 g de carne moída de boa qualidade
- 150 g de bacon
- 50 g de cenouras
- 50 g de aipo
- 30 g de cebola
- 5 colheres de mesa de molho de tomate ou 20g de extrato de tomate
- meio copo de vinho branco seco
- uma xícara de leite
- um pouco de caldo

Instruções
- Picar o bacon e fritar levemente com as cenouras, aipo e cebolas picadas;
- Juntar a carne, vinho e caldo e refogar;
- Adicionar o molho de tomate e cozinhar em fogo baixo por 2 horas, acrescentando o leite gradualmente durante o cozimento.
- temperar a gosto com sal e pimenta.



A propósito, a massa deve ser tagliatelle (precisamente com 8 mm de espessura, segundo uma especificação de 1972!) e não spagheti, como é comum. Para o tagliatelle, a dica é não cozinhar demais, e, para servir, acrescentar queijo parmesão.

Quando eu era criança cansei de comer spaghetti à bolonhesa, em casa e em restaurantes, e sempre achei meio sem graça, ao contrário da minha irmã, que adorava. Nunca soube por exemplo que a receita levava bacon. Agora fiquei curioso e agora vou experimentar a receita original - pelo menos do molho, porque achar o tagliatelle com exatamente 8 mm pode ser um pouco difícil. Aguardem!

Um comentário:

Susie disse...

Humm..ler essa receita me deu até água na boca.
Vou fazer o teste também!
Beijos