11 de janeiro de 2009

Alan Aldridge no Design Museum



"Pai, vamos viajar?" - me disse o Somerfildo, mostrando que entendeu bem o conceito por trás do trabalho de Alan Aldridge. A retrospectiva do ilustrador inglês ocupa boa parte do último andar do Design Museum em Londres (até 25 de janeiro), e visitá-la é voltar ao anos 1960, com cores fortes, imagens surrealistas e música dos Beatles, Rolling Stones e Pink Floyd.

Meu primeiro contato com o trabalho de Aldridge foi há muito tempo, por meio de um songbook dos Beatles, com ilustrações lisérgicas das canções, quase todas expostas no museu. Quando soube da exposição, não liguei imediatamente o nome ao trabalho, e quando o fiz, resolvi ir com o Somerfildo, também fã do quarteto de Liverpool.

"Quem precisa de drogas quando tem disponível Alan Aldridge para traduzir a música em imagens?", teria dito Nick Mason, o baterista do Pink Floyd. Justifica-se para o ilustrador a autodenominação de "o homem dos olhos de caleidoscópio", título retirado da letra de Lucy in the Sky with Diamonds.

Os trabalhos para os Beatles - Aldridge era consultor da Apple Records - estão talvez entre os mais conhecidos, mas Aldrige também é o autor da capa do megasucesso de Elton John, "Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy" (1975), e foi designer de capas de livros para a editora Penguin. Também criou as marcas das casas noturnas "Hard Rock Café" e " House of Blues".

Uma das salas traz um Mini Cooper pintado especialmente para a retrospectiva, no estilo psicodélico de Aldridge, já anunciando os 50 anos do lançamento do primeiro Mini (foi em 1959), que será certamente motivo de comemorações na Inglaterra.

Houve tempo em que Aldridge ilustrou livros infantis - a sala onde o Somerfildo queria "viajar" tinha as paredes cobertas por espelhos e grandes móbiles pendurados no teto, com as tais ilustrações. Somerfildo notou que se ele fosse criança pequena ia ter era medo daquelas figuras, umas moscas e outros bichos gigantes, coloridos e surrealistas.

A exposição é interessante principalmente para quem não conhece, mas mostra também que o ilustrador continua vivendo do mito que criou, e seu trabalho recente é talvez um pouco repetitivo - mas é uma viagem!











Um comentário:

Susie disse...

Que viagem, Ratoberto!
Muito legal as imagens do Aldridge.
Beijos