
Foto:
Martin Usborne
Joseph (Joe) Markovitch vive em Hoxton há 81 anos e meio. Ele nasceu perto de Old Street, em 1° de janeiro de 1927. Ele se lembra de quando abriu o primeiro supermercado Tesco, nos anos 1920, em Bethnal Green, e tinha uma foto do filme My Fair Lady, e todo mundo usava chapéu. As pessoas não usam mais chapéu hoje em dia. Nem ele.
O fotógrafo londrino Martin Usborne avistou Joe pela primeira vez no verão de 2007, próximo a seu estúdio em Hoxton Square. Falou um pouco com ele, tirou umas fotos, achando que Joe era um mendigo ou bêbado, um tema excelente para um ensaio fotográfico. Começou a conversar com ele com mais frequência, e fotografou-o por meses, com a intenção de "ouvir a história de uma minoria negligenciada e aprender um pouco sobre os arredores de Hoxton". Acabou simpatizando imensamente com Joe e suas opiniões peculiares sobre as coisas.
O resultado desse encontro foi registrado em fotos, que mostram Joe em várias situações nos arredores de Old Street, além de objetos como chaves e rebites, que fazem ou fizeram parte da vida de Joe. E Usborne também foi anotando o que Joe falava, observações sobre a sua vida e a vida em geral. Com isso montou uma belíssima exposição de fotos dele e textos de Joe, misturando fotografia com sociologia, com um resultado supreendente.
A exposição ficou montada por apenas três dias, no Candid Arts Centre, atrás da estação de Angel (Islington), e eu tive a sorte de estar passando por ali num desses dias. E não me arrependi.
Um comentário:
Muito interessante o tema dessa exposicao. Deu vontade de conhecer o Joe. Sem falar que a regiao de Old Street eh uma das mais bacanas de Londres :)
Beijos
Postar um comentário