27 de outubro de 2008

Saatchi Gallery















A Saatchi Gallery, recém-inaugurada na King's Road, perto de Sloane Square, em Chelsea, é um espaço impressionante. A Saatchi se anuncia como o maior museu de arte contemporânea gratuito do mundo. Na prática é um show-room para lançamento de novos artistas escolhidos pelo especulador Charles Saatchi, que fez fortuna na área de publicidade e hoje ganha dinheiro no mercado de arte.

 A exposição de inauguração se chama "A Revolução Continua: Nova Arte Chinesa", e as várias salas mostram jovens artistas chineses, alguns até interessantes, alguns fracos, mas vale a visita.

A instalação "Asilo de Velhos" (Old Persons Home), de Sun Yuan e Peng Yu, mostra treze velhinhos em cadeiras de rodas elétricas - na verdade lembram grandes líderes políticos - movendo-se de um lado para outro em uma sala enorme. São esculturas hiper-realistas, e confesso que de início achei que eram velhos barbudos de verdade, contratados para ficar passando seu tempo nas cadeiras de rodas.

O público pode se mover entre os velhinhos, é meio bizarro mas curioso. Um pequeno vídeo da instalação pode ser visto aqui.





Um comentário:

Susie disse...

Esses velhinhos parecem de verdade mesmo. Eu quero conhecer essa galeria :)