29 de março de 2009

CURTA

Pra quem gosta de máquinas e números!

A calculadora CURTA foi inventada em 1938, por Curt Herztank. Ela é totalmente mecânica, e fácil de usar. Foi apelidada de "o moedor de pimenta" e "granada matemática":









Aqui está um simulador do funcionamento da CURTA, e aqui explicações sobre seu uso (em inglês).

22 de março de 2009

Ysaÿe Quartet no Wigmore Hall


foto: Montgomery Chamber Music Association


Em 2009 faz 200 anos que Joseph Haydn morreu em Viena; em Londres diversos concertos lembram a data. O compositor austríaco é reconhecido como o "pai" do quarteto de cordas, gênero em que escreveu algo em torno de 70 peças, e ontem o Ysaÿe Quartet interpretou quatro deles, no Wigmore Hall, lugar velho conhecido meu e do Somerfildo.

O Ysaÿe Quartet foi formado em 1984 em Paris, e seu nome homenageia o violinista, compositor e maestro belga Eugène Ysaÿe (1858-1931). Em 2003 o quarteto criou seu próprio selo, lançando CDs com repertório de Haydn, Schumann, Mozart e Beethoven, entre outros, com boa repercussão de crítica.

O concerto foi belíssimo, com a sala inteiramente tomada pelo público, e trouxe na primeira parte os quartetos em Sol, op. 33 n.5; e em Si bemol, op. 64 n. 3. A segunda parte apresentou o quarteto em Ré menor, op. 42; e em Mi, op. 54 n. 3.

20 de março de 2009

Primavera!

Hoje começou a primavera! Felizmente a temperatura já vinha subindo em Londres há alguns dias, e a semana teve dias de sol radiante. Percorrendo os jardins da cidade podemos ver um dos símbolos do início da estação: os narcisos (daffodils) em flor.


Foto: Susie

19 de março de 2009

Google Street View - Londres

Foi inaugurado hoje o Google Street View de Londres (gostou né Somerfildo?). Para quem ainda não conhece, você acessa o serviço pela página do Google Maps, escolhe um lugar, clica no ícone do homenzinho no canto superior esquerdo do mapa, e pode ver imagens 360º, no nível da rua. O serviço já estava disponível para outras cidades, entre elas Paris e Roma, mas demorou um pouco mais no Reino Unido.

Parte dessa demora deve-se com certeza a reclamações de grupos como o "Privacy International", que sustenta que o Google precisa da autorização das comunidades para exibir suas imagens. Outro oponente de peso é o partido liberal-democrata, o terceiro maior do país, uma espécie de partido comunista mas que preserva a todo custo determinadas liberdades individuais (se é que isso é possível).

Uma curiosidade é que a maioria das imagens que estão disponíveis hoje foram feitas no final do ano passado, então é possível ver algumas lojas ainda abertas do Woolworths, mas não a de Edgware Road, uma das primeiras a fechar, onde hoje é um Waitroses.

A equipe do Google passou mais de um ano tirando as fotos, em cameras montadas sobre carros, e dirigiu 35 mil quilômetros no país. Além de Londres, o Street View está disponível para outras 24 cidades britânicas, entre elas Manchester, Liverpool, Swansea e Edinburgh.

O Google tentou manter a privacidade dos retratados borrando os rostos, e compromentendo-se a tirar imagens se alguém fizer alguma reclamação. Mas sempre escapam algumas, e o jornal "Times" mostra aqui uma seleção de situações bizarras disponíveis no Street Maps, além de comentar algumas falhas.

A imagem abaixo é do carro que faz as fotos para o Google, flagrado em Londres. O autor das fotos (rothko1) postou mais algumas em seu site no Flickr. Esse carro me lembra o videogame Simpsons - Hit and Run, que joguei muito com o Somerfildo, e que tem uma van preta sinistra com uma antena de satélite, que sempre escapa quando você chega perto.

9 de março de 2009

Engrish

Tem um site, o engrish.com, que traz imagens de mau uso da língua inglesa, geralmente em países asiáticos, e é muito engraçado. Acho que é atualizado semanalmente, com fotos inacreditáveis, como uma de um cartaz que parece anúncio de um curso de inglês, com um menino perguntando: "Can't you speak English?", e os amiguinhos respondendo "Yes, I am!"

Essa semana tem uma plaquinha de mesa em um restaurante de Pequim, onde se pode ler: "No smonking".

A placa abaixo, indicando uma usina nuclear, também na China, está ótima!


8 de março de 2009

Scratch

Scratch é uma nova linguagem de programação criada no MIT. Foi desenvolvida para que jovens possam criar programas facilmente, com resultados impressionantes. O seu slogan é "Imagine, programe e compartilhe". Todos podem compartilhar seus programas no site.

O código é composto por blocos que se encaixam, como Lego. O programa tem versões em várias línguas, e os bloquinhos também são traduzidos:

Aqui está o resultado.