Foi inaugurado hoje o
Google Street View de Londres (gostou né Somerfildo?). Para quem ainda não conhece, você acessa o serviço pela página do Google Maps, escolhe um lugar, clica no ícone do homenzinho no canto superior esquerdo do mapa, e pode ver imagens 360º, no nível da rua. O serviço já estava disponível para outras cidades, entre elas Paris e Roma, mas demorou um pouco mais no Reino Unido.
Parte dessa demora deve-se com certeza a reclamações de grupos como o "Privacy International", que sustenta que o Google precisa da autorização das comunidades para exibir suas imagens. Outro oponente de peso é o partido liberal-democrata, o terceiro maior do país, uma espécie de partido comunista mas que preserva a todo custo determinadas liberdades individuais (se é que isso é possível).
Uma curiosidade é que a maioria das imagens que estão disponíveis hoje foram feitas no final do ano passado, então é possível ver algumas lojas ainda abertas do
Woolworths, mas
não a de Edgware Road, uma das primeiras a fechar, onde hoje é um Waitroses.
A equipe do Google passou mais de um ano tirando as fotos, em cameras montadas sobre carros, e dirigiu 35 mil quilômetros no país. Além de Londres, o Street View está disponível para outras 24 cidades britânicas, entre elas Manchester, Liverpool, Swansea e Edinburgh.
O Google tentou manter a privacidade dos retratados borrando os rostos, e compromentendo-se a tirar imagens se alguém fizer alguma reclamação. Mas sempre escapam algumas, e o jornal "Times" mostra
aqui uma seleção de situações bizarras disponíveis no Street Maps, além de comentar algumas falhas.